Categories Saúde

Síndrome de Arnold Chiari é mais comum do que se pensa

Catalogada como uma doença rara, a Síndrome de Arnold Chiari 1 é mais comum do que se pensa. Cada vez mais pessoas descobrem-se portadoras desta enfermidade e isso pode ser constatado em grupos de apoio nas redes sociais como este, onde muitas pessoas buscam ajuda para saber mais sobre a doença e encontrar meios de conseguir viajar até Barcelona para fazer a cirurgia com o renomado neurocirurgião Miguel B. Royo Salvador.

De acordo com Dr. Royo, A Síndrome de Arnold Chiari 1, que é o nome correto aceito internacionalmente, tem como sintomas mais frequentes as dores de cabeça, a dor cervical, as tonturas, a instabilidade e a perda de força. Chegam a ser tão numerosos, que uma associação de pacientes descobriu que existem 100 sintomas. Mas, normalmente, a doença de Arnold Chiari vem acompanhada ou relacionada a outras doenças, então teria que se somar os sintomas das outras doenças, que são a Siringomielia e a Escoliose. Porque, na verdade, a Síndrome de Arnold Chiari 1 é uma forma de expressão da doença que nós descobrimos, que é a Doença do Filum.

Ele disse em uma entrevista a um grupo de apoio que a Síndrome de Arnold Chiari e a Doença do Filum, que é a doença que engloba todas as outras doenças que têm a mesma causa, são de caráter hereditário. “E por que nós sabemos disso? Porque vemos que se apresentam em famílias e sabemos que é de caráter genético, porque estão nos genes”, explica Dr. Royo.

A entrevista completa pode ser lida neste link.

 

 

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *